Mocidade Unida da Cidade de Deus divulgou a sua sinopse para o carnaval de 2013

08-08-2012 01:38
 

A Mocidade Unida da Cidade de Deus, ex- Mocidade Unida de Jacarepaguá divulgou esta semana a sinopse do seu enredo para o Carnaval 2013 que tem como o titulo "Assombração dos sete mares - O navio fantasma".

O enredo  do carnavalesco Leandro Mourão vai falar sobre o escritor e compositor alemão Wilhelm Richard Wagner com enfoque no espetáculo a ópera "O Navio Fantasma" .A Mocidade Unida da Cidade de Deus vai desfilar pelo Grupo D, na segunda-feira de Carnaval da Estrada Intendente Magalhães, em Campinho.

JUSTIFICATIVA

O G.R.E.S. Mocidade Unida da Cidade de Deus pretende perpetuar um pouco da história cultural relacionada aos grandes mestres do passado.

A idéia principal é exaltar o celebre escritor e compositor alemão Wilhelm Richard Wagner, apresentando em um grande espetáculo uma de suas maiores obras, a ópera “O Navio Fantasma” (1840-1841), a preferida de nosso imperador D. Pedro II, e que já foi referência no mundo cinematográfico em filmes como “Piratas do Caribe” e “O Navio Fantasma”.

Partindo do principio de que Wagner no Brasil é um artista pouco conhecido devido a pouca divulgação e inclusão dessa arte no país. O objetivo é mostrar um pouco sobre esse fascinante ambiente cultural, fazendo com que o espectador viva e se transporte para dentro dessa grande história, recheada de fortes emoções.

O enredo será dividido assim como a ópera original de Wagner em abertura, primeiro ato, segundo ato e terceiro ato. A história será contada em forma literária para ficar claro a idéia e o conceito dessa grande peça teatral, transformando a avenida em um grande palco com cenários, figurinos, artistas e assim poder brincar e se encantar com um carnaval irreverente e inovador.

A ópera do G.R.E.S. Mocidade Unida da Cidade de Deus já vai começar, preparem-se e sejam bem vindos a um universo de paixões, devaneios, sonhos e liberdade.

 

SINOPSE DO ENREDO

 

Abertura – A Sinfônica Ópera Assombrada

Um divino som ecoa por entre aplausos. Apresentadores marionetes surgem e começam a fazer ressoarem vozes que traduzem um sentimento puro de amor e luta. Uma grande obra está por vir. O show está prestes a começar. A sinfonia e as notas musicais estão em perfeita harmonia. As cortinas se abrem e começam a ser contados os sonhos de um grande compositor. A ópera “O Navio Fantasma”, de Richard Wagner, entra em cena.

 

1º Ato – O Navegador Holandês e o Holandês Voador

 

A fé é aquela capaz de mover sentimentos, persuadir e encorajar. E foi a fé que fez de um homem um navegador eterno, onde só o resgate de sua fé, seria capaz de trazer de volta a sua vida. Um navegador holandês traiu o nome de Deus perante a sua igreja e recebeu o castigo divino, navegar pelas profundezas dos sete mares em seu navio batizado de Holandês Voador, até encontrar um verdadeiro amor, capaz de reacender a chama da fé em seu peito. A maldição permitiria apenas que o navegador pisasse em terra firme uma vez a cada sete anos.

E assim, seu navio se tornara fantasma, voador por debaixo das águas. Sua tripulação de fantasmas e seu coração vazio seguiam a busca pelo amor que os libertariam. Uma busca incansável, com viagens a todos os cantos e mares do mundo. O navio fantasma venceu o tempo, tormentas e tempestades. Escoltado por monstros marinhos chegou a lugares inimagináveis. Se tornando uma lenda dos sete mares.

 

2º Ato – As Nórdicas Terras do Amor

 

Após vagar por vários anos, o navegador encontrou na costa norueguesa um navio pesqueiro ancorado. O capitão holandês foi de encontro ao navio, onde conheceu o outro capitão, o viking Daland, do qual rapidamente ganhou sua amizade, contando suas aventuras e desventuras nos sete mares. A conversa entre os capitães fez com que o navegador holandês oferecesse em troca da mão da filha de Daland, riquezas conquistadas em suas viagens pelo fundo do mar. Após o pedido ser aceito, ambos partiram rumo a uma vila pesqueira na Noruega, onde aportaram no cais.

Na vila, a jovem filha de Daland, Senta, sonhava com o seu verdadeiro amor, acreditando que sua grande paixão viria dos sete mares. Ao avistar o capitão holandês junto de seu pai, Senta reconhece o navegador como o homem que via em seus sonhos e aceita o pedido de casamento. Porém, Erik, um caçador apaixonado por Senta, se vê perdido diante da situação e resolve abrir seu coração para a jovem. Senta, rejeita o amor de Erik e se entrega ao navegador, vivendo o amor dos seus sonhos. Em meio ao anuncio do casamento da filha de Daland, ecoava a canção vinda da caixinha de música do capitão de dentro do holandês voador, a música anunciava que o fim da maldição do navegador estava próximo.

 

3º Ato – O Amor Imortal do Holandês Voador

 

Anunciado o casamento, festejos tomavam conta da vila na costa norueguesa. Os homens da tripulação fantasma e os pescadores noruegueses cortejavam as moças da região, cantavam e dançavam. A vila se tornara o reino da felicidade e harmonia. Após as comemorações, Senta sai de casa rumo ao holandês voador, para se preparar para o tão sonhado casamento. Nesse momento, o caçador Erik abraça Senta, declarando novamente o seu amor. O navegador holandês aparece no local e, ao ver a cena, acredita ter sido traído, então decide retornar ao mar, sua verdadeira casa, sem ouvir as explicações de sua amada.

A jovem apaixonada ao ver o navio partir, promete fidelidade eterna ao navegador e se lança ao mar, na esperança de unir suas almas, como em um verdadeiro conto de amor. A alma de Senta se une ao coração do navegador, que navega pela eternidade com a paixão cravada em seu peito. O Holandês Voador passa a se tornar uma lenda viva, uma real assombração dos sete mares e assim, o amor dos dois se torna imortal e divino, fazendo morada nas profundezas do mar, com a proteção de Netuno.

 

TEXTO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA: LEANDRO MOURÃO E THIAGO MEINERS