Jacarezinho divulga a sinopse para 2013

01-08-2012 00:17

Enredo:"Puxador não... Intérprete! Por Mestre Jamelão"

Carnavalesco:Marcus Ferreira.

Leia a sinopse na íntegra:

Sinopse: "Puxador não... Intérprete! Por Mestre Jamelão"

Roteiro: Rádio Jacarezinho

Produção: Unidos do Jacarezinho.

Data da produção: 08/ 02/ 2012.

Duração: 60 minutos.

Título: Puxador não... Intérprete! Por Mestre Jamelão.

´´Lá fora: O céu repleto de estrelas brancas cintilantes, a lua esmaecida em tons verde e rosa.``

[Produção]

Atenção: No ar!

[Música]

´´Boa noite

Você por aqui é novidade

Louvado seja Deus nosso senhor

Quem lhe trouxe aqui foi a saudade``

(Boa noite/ Jamelão)

[Locutor]

São Cristóvão: 1913.

Nasce um moleque, o Saruê.

José Bispo Clementino dos Santos.

Ainda pequeno...

Pelas ruas e esquinas,

Dos subúrbios cariocas.

Foi engraxate, vendeu jornal.

Das portas de gafieiras e cantinas,

Os acordes, as letras, as poesias.

Da Gafieira Jardim do Méier:

Fruto negro dulcíssimo: Jamelão.

Torna-se "crooner" para:

Dancings, El Dorado, Farolito.

Cantinas, Avenida, Samba-Danças.

Gafieiras, Brasil, Belas-Artes.

Um show de calouro.

O Rei da rádio Clube do Brasil.

´´Crooner`` do ´´Calouros em Desfile``,

Do Rei da era do Rádio: Ary Barroso.

[Música]

´´Hoje eu sou folha morta

Que a corrente transporta

Oh Deus! Como sou infeliz...

Infeliz``

(Folha Morta/ Ary Barroso)

O cantor: Da música popular brasileira.

Do samba-canção. Do partido-alto.

Da marcha-rancho. Do amor.

Dos sucessos gravados:

´´Leviana`` o nosso amor morreu,

Do parceiro Zé Kéti.

´´Deixa de moda`` que eu não vejo graça,

Na saia rodada da tua baiana.

Do poeta Padeirinho.

Da ´´folha-morta`` que a corrente levou.

Que hoje diz que é ´´Matriz``, quase louca.

Fizesse de mim um ´´molambo`` qualquer...

De sua autoria:

´´Quem samba fica``,

Quem não samba vai embora...

Eu agora vivo em paz,

´´Eu agora sou feliz``.

[Música]

´´Ela disse-me assim

Tenha pena de mim, vá embora

Vais me prejudicar, ele pode chegar

Está na hora``

(Ela me disse assim/ Lupicínio Rodrigues)

[Locutor]

Interpretando músicas,

Do poeta Lupicínio Rodrigues.

O cancioneiro sentimentalista.

Sob os metais da Orquestra Tabajara.

Canções de dor, de amor:

´´Ela me disse assim``

Tenha pena de mim, vá embora!

É o ´´exemplo`` que damos aos jovens,

Melhor brigar juntos, do que chorar separados.

Há pessoas de ´´nervos de aço``.

Sem sangue na veia e sem coração.

Troquei meu amor ´´cigano``.

´´Meu pecado`` é a minha ´´Vingança``

´´Foi assim``, mas no fim...

´´Quem há de dizer``?

[Música]

´´Mangueira teu cenário é uma beleza!

Que a natureza criou...

O morro com seus barracões de zinco

Quando amanhece que esplendor...``

(Exaltação à Mangueira/ Enéas Brites da Silva e Aloísio Augusto da Costa)

[Locutor]

Antes, tocador de tamborim,

E de cavaquinho.

Levado por Gradim.

Ao Palácio do Samba.

Hoje, a voz...

Do carnaval, do samba.

Da Estação Primeira.

De Mangueira.

Do esquenta:

´´Exaltação à Mangueira``.

Todo mundo te conhece ao longe...

Pela voz do Mestre:

´´Apoteose ao Mestre``.

Um mundo encantado...

De Monteiro Lobato.

Personagens do Rio Antigo.

Yes! Temos Braguinha...

Caymmi e a Bahia,

Carlos Drummond de Andrade,

´´Meu guri`` Chico Buarque.

Mangueira encanta...

Ao invadir o nordeste.

2013. 100 anos,

Da voz da Avenida.

Por Jamelão Mestre.

Puxador não... Intérprete!

´´Minha Mangueira``

A saudade.

Locutor: Marcus Ferreira (Carnavalesco)

´´O sonho de todo artista do carnaval é realizar um grande enredo.``

Agradecimentos: Estação Primeira de Mangueira.

Trilha sonora do Desfile:

Faixa 01 - ´´Boa Noite`` (Jamelão)

Faixa 02 - ´´Leviana`` (Zé Keti/Armando Reis)

Faixa 03 - ´´Folha Morta`` (Ary Barroso)

Faixa 04 - ´´Deixa de Moda`` (Padeirinho)

Faixa 05 - ´´Matriz ou Filial`` (Lúcio Cardim)

Faixa 06 - ´´Molambo`` (Jayme Florence/Augusto Mesquita)

Faixa 07 - ´´Quem samba fica`` (Jamelão/Tião Motorista)

Faixa 08 - ´´Eu agora sou feliz`` (Jamelão/Mestre Gato)

Faixa 09 - ´´Ela me disse assim`` (Lupicínio Rodrigues)

Faixa 10 - ´´Exemplo`` (Lupicínio Rodrigues)

Faixa 11 - ´´Nervos de Aço`` (Lupicínio Rodrigues)

Faixa 12 - ´´Cigano`` (Lupicínio Rodrigues/Felisberto Martins)

Faixa 13 - ´´Meu Pecado`` (Lupicínio Rodrigues/Felisberto Martins)

Faixa 14 - ´´Vingança`` (Lupicínio Rodrigues)

Faixa 15 - ´´Foi assim`` (Lupicínio Rodrigues)

Faixa 16 - ´´Quem há de dizer`` (Lupicínio Rodrigues/Alcides Gonçalves)

Faixa 17 - Apoteose ao Mestre - 1949 (Nelson Sargento e Alfredo Português)

Faixa 18 - Reminiscências do Rio Antigo - 1961(Cícero, Hélio Turco e Pelado)

Faixa 19 - O mundo encantado de Monteiro Lobato - 1967 (Batista, Darcy da Mangueira e Luiz)

Faixa 20 - Samba festa de um povo - 1968 (Batista, Darcy da Mangueira, Dico, Hélio Turco e Luiz)

Faixa 21 - Lendas do Abaeté - 1973 (Jajá, Manoel e Preto Rico)

Faixa 22 - Yes, nós temos Braguinha - 1984 (Arroz, Comprido, Jajá, Hélio Turco e Jurandir)

Faixa 23 - Caymmi mostra ao mundo o que a Bahia tem e a Mangueira também - 1986 (Ivo Meirelles, Paulinho e Lula)

Faixa 24 - No reino das palavras, Carlos Drummond de Andrade - 1987 (Bira do Ponto, Rody e Verinha)

Faixa 25 - Chico Buarque da Mangueira - 1998 (Carlinhos das Camisas, Nelson Cispai, Nelson Dalla Rosa e Vilas Boas)

Faixa 26 - Brazil com Z é pra cabra da peste, Brasil com s é nação do nordeste - 2002 (Amendoim e Lequinho)